Por Rafael Penido
Após uma eleição presidencial em 2022 bastante polarizada e com muitos questionamentos, o que esperar do mercado a partir de agora?
Bom, esta é uma pergunta um tanto quanto difícil de ser respondida, porém podemos abordar alguns fatos para iluminar nossas ideias.
Com o governo Bolsonaro, o Brasil finalizou o ano de 2022 com ótimos indicadores econômicos: inflação sob controle, dólar e bolsa em um bom patamar, desemprego em baixa, mercado aquecido e previsão de crescimento do PIB em mais de 3%. Dados excepcionais para um governo que atravessou uma pandemia, guerra internacional e alguns outros problemas, principalmente se comparado a outros países do planeta, inclusive desenvolvidos, cujos números, em sua maioria, estão muito piores que os nossos. Ou seja, Bolsonaro fez seu dever de casa.
E agora que o PT voltou ao poder, como será? Em seus governos anteriores, houve muitos escândalos de corrupção com vários integrantes do partido presos, a maior crise econômica da história do país, inflação nas alturas, dólar lá em cima, bolsa lá em baixo, desemprego na estratosfera, déficits fiscais e PIB em queda. Lula e Dilma fizeram uma bela dupla para afundar o Brasil.
Se em 14 anos de PT no poder houve tantos problemas, por que agora seria diferente?
Torço pelo bem do Brasil, mas infelizmente não vejo um cenário muito favorável não…