Segundo ministro da Fazenda, medida abriria espaço para que bancos “limpem” seus balanços e ampliem concessão de crédito
O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou nesta terça-feira (2) que o governo vai propor na próxima semana o lançamento de um mercado secundário de títulos do mercado imobiliário, o que abriria espaço para que bancos “limpem” seus balanços e ampliem a concessão de crédito.
Em evento promovido pelo Bradesco BBI, Haddad citou como exemplo a Caixa Econômica Federal, que poderia repassar títulos da sua carteira de crédito imobiliário a terceiros, que negociariam os papeis no mercado. Segundo ele, esses agentes terão que ceder um pouco para que a iniciativa prospere.
“Tem um descasamento no Brasil em relação aos índices de reajuste de prestação do que o mercado de longo prazo exige, no ponto de vista de recebível. O pessoal sempre lida melhor com o IPCA+ e a questão da TR [Taxa Referencial]. Nós estamos criando um mecanismo de equalização”, afirmou.
Segundo ele, o tema já foi debatido com o Banco Central, a Caixa, o Banco do Brasil e com representantes do setor da construção civil.
“Se conseguirmos induzir esse processo e simultaneamente termos ambiente macroeconômico mais positivo, com taxa de juros mais civilizada, inflação controlada, entendemos que podemos alavancar o crédito imobiliário no Brasil, que é muito baixo em comparação com países médios”, disse.